Muitos tiveram surpresa com reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Alguns proprietários de imóveis reclamam que terão de desembolsar valor 50% maior. Em alguns casos a prefeitura diz que essas pessoas pagarão mais porque saíram da zona de isenção. Pela legislação, imóveis com valor abaixo de R$ 160 mil são isentos de IPTU, até R$ 320 mil recebem descontos. Com aumento do valor venal no de 2018, total de 90 mil imóveis (2,5% do total) perderam os benefícios, dando exemplo da cidade de São Paulo.
COMO RECORRER E SOLICITAR O REAJUSTE DO IPTU?
Os recursos são limitados, mas existe a possibilidade. Primeiramente precisa ter bons argumentos para provar que o cálculo está equivocado.
O primeiro ponto é comprovar que o valor venal do imóvel é menor que declarado pela prefeitura, para isso é necessário apresentar o Laudo Técnico de Avaliação contraditório do seu Imóvel, provando com base técnica o real valor do imóvel no mercado imobiliário. Por isso é necessário contratar empresa especializada para confecção do laudo que é item essencial na contestação.
Todos os itens necessários para fazer a contestação estão listados CLICANDO AQUI
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/index.php?p=2455
Tendo o laudo desenvolvido e seguindo as orientações do portal da prefeitura terá base para entrar com o recurso de revisão do tributo.